segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Hercule Florence


  • Importante pintor viajante para a história do Brasil, nascido em Nice (França), em 1804 e morreu na cidade paulista de Campinas(Brasil) em 1879.
  • Chegou ao Brasil em 1824 e não voltou mais para a França.

Sua trajetória.


Florence chega ao Brasil em 1824 como oficial da Marinha Real Francesa e fixa-se no Rio de Janeiro. Por meio de anúncio em jornal, integra-se como segundo desenhista à expedição científica do acadêmico Russo Langsdorff e viaja por São Paulo, Mato Grosso, Amazonas e Pará. Além de documentar tipos humanos e fatos ocorridos na viagem, registra a voz e o canto dos pássaros com o método que chamou de zoofonia. Após a expedição, muda-se para Campinas e torna-se fazendeiro. É considerado o pioneiro mundial da fotografia e introdutor da tipografia no interior de São Paulo. Funda em 1836, "O Paulista", o primeiro jornal do interior do estado. Os desenhos feitos na expedição encontram-se atualmente na Academia de Ciências de Moscou. É autor de Viagem Fluvial do Tietê ao Amazonas.




Viagens 

  • expedição Langsdorff (1821 - 1829)
  • Viagem cientifica ao Rio de Janeiro, Amazonas, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso e Pará, a serviço da Rússia Imperial, para coletar dados sobre economia, natureza e população.

Obra escolhida para comentários.

O Tucano-de-peito-branco. (1828), aquarela e nanquim.

fonte: (www.itaucultural.org.br/viajantes/florence2.html)

Essa obra evidencia a preocupação desse artista em retratar o nossa fauna, as nossas riquezas naturais, que durante séculos foram explorados pelos colonizadores e atualmente pelas grandes potências mundiais, sua contribuição artística têm um valor incalculável, pois ele retratou parte de nossa história e assim passamos a conhecer os costumes, os pássaros, as pessoas...que habitaram e continuam habitando o Brasil.     


Referencia Bibliográfica


Disponível em: <http//www.itaucultural.org.br/viajantes/ >acesso em 30 de jan. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário